Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 19 de maio de 2016


CTBE divulga estudo que padroniza a caracterização do bagaço da cana-de-açúcar
 

Um estudo interlaboratorial realizado pelo Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, CTBE, e o National Renewable Energy Laboratory, NREL, em parceria com sete instituições brasileiras, uniformiza e valida metodologias analíticas para a caracterização do bagaço de cana-de-açúcar. O estudo foi publicado no Journal of AOAC International e é a primeira publicação que apresenta uma comparação entre métodos de caracterização química desta biomassa.

O artigo, intitulado “Evaluation of Brazilian Sugarcane Bagasse Characterization: An Inter-laboratory Comparison Study” apresenta os resultados da composição do bagaço da cana realizados por oito laboratórios, utilizando técnicas semelhantes com pequenas alterações nos métodos analíticos, com o objetivo de determinar as variações esperadas nesta análise.

O estudo teve início após a assinatura de um Memorando de Entendimento entre NREL e CTBE em 2009, seguido de discussões e definições de protocolos aplicados pelos pesquisadores das instituições envolvidas durante encontro na instituição norte-americana. No CTBE o estudo foi realizado pelo Laboratório de Desenvolvimento de Processos, na Central Analítica para Biomassa e Derivados, composta por um conjunto de equipamentos analíticos. Também participaram deste trabalho o Centro de Pesquisas da Petrobras, o Instituto de Química de São Carlos e a Escola de Engenharia de Lorena, ligados à Universidade de São Paulo, Centro de Tecnologia Canavieira - CTC, Embrapa Agroenergia, Inmetro e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN/CNEN.

Com a publicação do trabalho, a próxima etapa é o estabelecimento da padronização em norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001