A quantidade de cana-de-açúcar processada pelas usinas da região Centro-Sul alcançou 36,08 milhões de toneladas na segunda quinzena de abril, quando 238 unidades produtoras estavam em operação. 28 empresas iniciaram a safra ao longo da última quinzena do mês. Em maio, outras 29 usinas devem entrar em operação.
Os dados mostraram que as usinas elevaram a proporção de cana destinada à produção do açúcar, com o mix passando para 42,9% na segunda quinzena de abril, ante 36,5% no mesmo período da temporada passada.
A produção de açúcar somou 1,81 milhão de toneladas no período - volume 71% maior que a segunda quinzena de abril de 2015. Também foram produzidos 541,01 milhões de litros de etanol anidro e 951,42 milhões de litros de etanol hidratado.
O levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar – Unica aponta que proporcionalmente, havia menos usinas exclusivas de etanol operando nessa safra, o que explica a mudança de mix. Em abril de 2015, 20,99% da moagem foi realizada por unidades autônomas (aquelas aptas a produzir somente etanol). Este ano, a proporção caiu para 16,04%. Caso a proporção não tivesse sido alterada, o mix médio de etanol para o Centro-Sul aumentaria em 2 pontos percentuais.
No acumulado da safra, desde 1º de abril, a moagem atingiu 69,012 milhões de toneladas – o que representa aumento de 71,83% no comparativo com as 40,163 milhões de toneladas processadas no primeiro mês da safra, segundo o levantamento da Unica.
A Unica aponta ainda que a variação de moagem entre as regiões produtoras na 2ª quinzena de abril foi heterogênea. Em algumas áreas houve aumento no volume de cana-de-açúcar processada devido ao adiantamento do início de safra por várias unidades. No Paraná, no Mato Grosso do Sul, nas regiões de Araçatuba e de Assis, por outro lado, as chuvas prejudicaram a operacionalização da colheita, com retração na quantidade moída em relação à primeira metade do mês.
|