Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 15 de junho de 2016


Biosev e Ridesa firmam parceira para melhoramento genético
 

A Biosev e Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético - Ridesa firmaram parceria em pesquisa e desenvolvimento de novas variedades de cana-de-açúcar, para impulsionar o melhoramento genético no Nordeste. Denominado Núcleo Experimental, o projeto é divido em diversas etapas e foi iniciado com o plantio de 25 mil seedlings (plantas oriundas de hibridação que é o cruzamento entre genótipos com características desejáveis) em uma área inicial de dois hectares.

Localizado na unidade Estivas, em Arez, no Rio Grande do Norte, o Núcleo Experimental fará a seleção de clones na fase inicial o que possibilita a identificação e seleção de materiais genéticos mais adaptados às condições de clima e solo da região.

O desenvolvimento dos clones será realizado a partir da análise de uma série de critérios, como altura, número de colmos, diâmetro, ausência de variações somaclonais, qualidade, produtividade, florescimento, entre outros.

A parceria com a Ridesa impulsiona a qualificação técnica necessária para o desenvolvimento do projeto, já que a Ridesa é um convênio formado entre dez universidades federais de todo Brasil. Atualmente, o acervo varietal da Ridesa conta com 94 variedades com aptidões de cultivo para diferentes regiões do país, sendo que sete delas correspondem a 60% da área total de cultivo. Com o apoio de 72 bases de pesquisa, que envolvem: Estações de Cruzamentos, Estações Experimentais, Centros de Pesquisas e Subestações de Seleção, todo trabalho do convênio é conduzido em parcerias públicas-privadas com as empresas do setor.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001