A operação da maior turbina já fabricada no Brasil para o setor sucroalcooeiro entrou em operação em 30 de abril. O equipamento Siemens, de 73,4 MW de potência, faz parte da expansão da Usina Delta. A turbina pode ser utilizada tanto para condensação quanto para contrapressão e está apta para altas condições de pressão e temperatura de vapor.
O projeto visa à otimização da usina de açúcar e álcool a fim de maximizar a geração de energia durante os períodos de safra e entressafra, por meio da implementação do ciclo regenerativo. Esta solução influencia positivamente no rendimento da operação, contribuindo para geração adicional de energia.
A Usina Delta terá capacidade para suprir a necessidade de consumo interno, e comercializar os excedentes para o Sistema Integrado Nacional - SIN. Cerca de 56MW podem ser devolvidos à rede brasileira. A turbina Siemens terá capacidade de geração total de 376.503 MWh/ano.
A Siemens prestou assessoria especializada à usina na elaboração do balanço de massa e energia, garantindo confiabilidade e desempenho do equipamento. Esta foi a primeira turbina a vapor do setor que dispensa uso do redutor de velocidade e apresenta, também, uma inovação no layout de instalação outdoor, reduzindo os gastos com obras civis.
|