Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 13 de janeiro de 2016


Manutenção pode garantir economia de até 80% às usinas de álcool e açúcar
 

Dados divulgados pela fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic apontam que no período da entressafra é possível conquistar uma economia de até 80% ao substituir a compra de equipamentos novos pela manutenção, seja ela preventiva ou corretiva.

Segundo a empresa, vários equipamentos desgastados e danificados ao longo da safra anterior pela abrasão, corrosão e ataque químico causados pela ação do caldo de cana, água salina e água contaminada com areia, pedra ou cinza podem ser completamente recuperados. “No atual momento econômico do País, a manutenção torna-se ainda mais importante para a redução de custos nas usinas. Muitas vezes os produtores investem prematuramente na compra de equipamentos novos, sem levar em conta que a recuperação dos mesmos é segura, viável e pode trazer uma economia de até 80%”, enfatiza o diretor da Quimatic Tapmatic, Walter Strebinger.

A empresa desenvolveu uma ampla linha de produtos químicos para auxiliar nos diversos trabalhos de manutenção. Entre outras soluções, os produtos da marca ajudam a remover resíduos de açúcar em barramentos elétricos, recuperam bombas, moendas e espalhadores desgastados pela corrosão e cavitação, restauram a condutibilidade de instalações elétricas, eliminam engripamentos de peças e parafusos, removem a ferrugem e ajudam a proteger peças metálicas de máquinas e veículos utilizados no campo. Equipamentos desgastados e corroídos podem, por exemplo, ser recuperados com as resinas epóxi da linha Plasteel. Fáceis de aplicar e resistentes após a cura, os produtos preenchem trincas e furos, devolvem os formatos originais das peças e formam uma nova camada protetora sobre bombas, válvulas, roscas transportadoras, picadores, entre outros equipamentos metálicos (inclusive de aço inox) de alto valor agregado.

Além do uso na manutenção corretiva, Plasteel também é bastante utilizado em equipamentos novos, como uma camada de sacrifício que mantém as superfícies originais protegidas da corrosão e desgastes ao longo de toda a safra.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001