A Cosan e a japonesa Sumitomo Corporation, um dos maiores grupos econômicos do Japão, irão criar a primeira empresa no mundo a produzir e comercializar pellets de biomassa produzidos a partir de palha e bagaço de cana-de-açúcar.
A tecnologia inédita criada pela Cosan usa exclusivamente resíduos de cana-de-açúcar para produzir pellets que podem substituir o carvão mineral, gás natural e óleo combustível na geração de energia elétrica e calor. Chamada de Cosan Biomassa, a nova empresa já possui uma planta de produção na região de Jaú / SP, com capacidade instalada de 175 mil toneladas de pellets por ano. O plano é expandir a produção para 2 milhões de toneladas até 2025 - confirmadas as expectativas de retorno e a demanda potencial para este produto, a produção pode se expandir para 8 milhões de toneladas.
Os principais mercados-alvo da Cosan Biomassa são Europa, Japão e Coreia do Sul que ainda hoje têm 30% de sua energia proveniente do carvão mineral.
Na joint venture, a Cosan terá 80% e a Sumitomo 20% do capital. O negócio deverá passar pela aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - Cade e de autoridades reguladoras europeias.
|