Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 11 de agosto de 2016


Feplana apresenta ao governo projeto hídrico que pode dobrar produção de cana
 

O projeto que pode mudar o problema de déficit hídrico no cultivo da cana desenvolvido pela Federação dos Plantadores de Cana do Brasil - Feplana foi apresentado ao secretário nacional de Irrigação, Ricardo Santa Rita. O projeto visa reter a água abundante da quadra chuvosa em pequenas propriedades através de micro barragens, evitando seu desperdício e utilizando-a durante o período mais seco. A medida, se aprovada pelo governo, pode dobrar a produção e evitar a morte da planta com o armazenamento da água da chuva, otimizando o seu uso.

“Com as mudanças climáticas, convivemos até com estiagem em meses da quadra chuvosa, a exemplo do mês de julho que costuma ter um elevado índice pluviométrico, mas este ano foi seco, ficando 40% abaixo da média histórica do período na Zona canavieira do NE”, disse o presidente da Feplana, Alexandre Andrade Lima, ao defender o projeto para o secretário de Irrigação. O dirigente lembrou que a água armazenada poderia inclusive ser usada nesta condição pelos pequenos produtores que não têm recursos para instalar as suas barragens.

Além de garantir a segurança hídrica para a produção dos pequenos canavieiros e ainda evitando que a água da chuva deságue no mar sem nenhuma função, estas barragens de salvação, como estão sendo chamadas pela Feplana, podem contribuir e até dobrar a produção da cana e evitar um prejuízo ainda maior com a morte da socaria da planta, que pode durar até seis safras se irrigadas de forma adequada.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001