Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 10 de agosto de 2016


Cide maior da gasolina estimulará R$ 40 bi na economia com etanol, diz Feplana
 

Em reunião com o ministro de Minas e Energias, Fernando Filho, o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil - Feplana, Alexandre Andrade Lima, defendeu o reajuste da Cide da gasolina e a aplicação de um critério ambiental onde taxa o combustível a partir do seu teor poluente. "O aumento do tributo é uma forma de garantir a justa competitividade do etanol, já que o governo congelou por anos o preço da gasolina", disse Andrade Lima.

O dirigente lembrou que mais de US$ 40 bilhões poderão ser investidos pelo setor para atender a demanda dos consumidores.

A questão ambiental também foi frisada pela Feplana durante a reunião com o ministro ao defender a adoção de critérios graduais para a taxação da Cide sobre os combustíveis a partir do seu teor de poluição. Paulo Leal, vice-presidente da entidade, defendeu o proposta de transformar a Cide em uma 'taxa verde' já existente em alguns países.

Andrade Lima ainda tratou com o ministro de Minas e Energias a liberação da comercialização de etanol de cooperativas de canavieiros do Nordeste com a BR Distribuidora. O dirigente solicitou ação ministerial para destravar a proibição da venda de etanol da cooperativa que administra a Usina Cruangi em Pernambuco. A estatal bloqueou a negociação por conta de pendências dos donos da usina, mesmo sem haver nenhum passivo da Cooperativa formada por agricultores.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001