Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 25 de abril de 2016


Engcom inspeciona equipamentos em PRFV na Usina Alta Mogiana
 
 

A Usina Alta Mogiana implementou a inspeção em seus equipamentos fabricados em compósitos (resina termofixa reforçada com fibras de vidro – PRFV). Para tanto, contou com a expertise da Engcom, empresa especialista em compósito e formada por profissionais com mais de 20 anos de experiência.

Para atender as necessidades da Alta Mogiana, a Engcom elaborou um plano de inspeção para avaliar o estado em que se encontravam os equipamentos. Este plano foi pautado no código ASME RTP-1, consistindo de inspeção interna e externa para verificar a condição do laminado de cada equipamento, bem como avaliação do grau de cura do laminado mediante a medição da dureza Barcol (ASTM D 2583). Foram vistoriadas todas as interferências feitas anteriormente, revalidando ou não sua condição de permanência. A inspeção realizada constatou condições e sugeriu melhorias que influenciam na vida útil dos equipamentos em PRFV.

De acordo com os técnicos da Engcom, os usuários de equipamentos em PRFV devem estar atentos à adoção de práticas que podem garantir maior longevidade aos equipamentos de PRFV – entre elas a correta especificação do produto e suas condicionantes, a operação dentro das condições de operação especificadas, a escolha adequada do fabricante que possua área técnica, processo de produção controlado e monitorado, requisitos de avaliação da matéria prima e do produto e que paute a fabricação e testes em normas aplicáveis. A literatura preconiza vida útil na casa de 50 anos para equipamentos em PRFV.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001