Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 19 de abril de 2016


Clariant conclui testes para produção de etanol celulósico
 
 

A fim de validar a tecnologia sunliquid, a Clariant realizou testes com mais de 40 contêineres de bagaço de cana provenientes do Brasil, nas instalações de sua planta piloto localizada em Straubing, na Alemanha. Com os testes, a Clariant confirmou que o custo total por litro de etanol celulósico, incluindo matéria-prima, conversão e depreciação, usando a tecnologia sunliquid pode alcançar um preço competitivo em relação ao etanol de cana-de-açúcar no Brasil.

"A produção de enzimas na própria planta, de forma integrada ao processo e usando enzimas específicas para resíduos de cana-de-açúcar, traz vantagens competitivas e permite que a nossa tecnologia sunliquid ofereça alta produtividade e benefícios econômicos em termos de despesas operacionais para a produção de etanol celulósico", disse o diretor de Biofuels & Derivatives da Clariant, arkus Rarbach.

Os testes de desempenho na planta pré-comercial foram realizados utilizando diversas variações de composição (a granel e por fardo), com o processamento de diferentes quantidades de palha e bagaço de cana. Alcançou-se um rendimento de até 300 litros de etanol por tonelada de bagaço seco, que foi validado durante os diversos testes de desempenho.

Além do excelente rendimento na conversão de açúcares C5 e C6 em etanol celulósico, a Clariant conseguiu demonstrar sua excelente estabilidade e performance de fermentação.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001