As evoluções tecnológicas da TGM consolidam novos conceitos em prol do desenvolvimento do setor sucroenergético. Quatro turbinas que entraram em operação – duas de 60 MW na Odebrecht, uma de 50 MW na Ingenio Palo Gordo e uma de 65 MW na CGN – expressam tais incrementos.
O projeto da Odebrecht Agroindustrial - Unidade Eldorado, em Rio Brilhante / MS, recebeu a aplicação de novos conceitos na geração de energia com ciclo regenerativo. Todo o processo, além de resultar em maior exportação de energia e eficiência à planta, propiciou maior estabilidade, flexibilidade e disponibilidade operacional, bem como reduziu o custo operacional.
Na Palo Gordo, na Guatemala, a turbina de condensação de 50 MW é para vapor de admissão de 105 bar (a) e temperatura de 537ºC. A máquina tem controle de extração e está aplicada em geradores de dois polos. A Usina já conta com uma turbina TGM de 33 MW na cogeração para consumo próprio e o restante é vendido à rede elétrica.
A Guatemala recebeu ainda outra turbina TGM de condensação modelo CT 63 com 65 MW para potencializar o processo industrial na CGN. Esta foi a maior turbina a vapor fabricada na América Latina com tecnologia 100% brasileira. Por se tratar de um acionamento direto de gerador, a rotação da turbina é de 3.600 RPM. Esta característica visa maior economia de combustível da planta, cujo projeto conta com um ciclo regenerativo composto de múltiplas tomadas de vapor para o reaquecimento da água de alimentação da caldeira.
|