Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 23 de outubro de 2015


Chuvas afetam moagem no Centro-Sul
 

O volume de cana-de-açúcar processado pelas unidades produtoras da região Centro-Sul do Brasil alcançou 36,13 milhões de toneladas nos primeiros 15 dias de outubro. Esse recuo em relação aos resultados da quinzena anterior se deve às chuvas que atingiram tradicionais áreas canavieiras em todo o Centro-Sul. Paraná e Mato Grosso do Sul foram os Estados mais afetados. Em São Paulo, a retração da moagem ocorreu mais intensamente nas regiões de Araçatuba e Assis, enquanto as demais áreas paulistas elevaram o processamento de cana durante os primeiros 15 dias de outubro.

Segundo o diretor Técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar - Unica, Antonio de Padua Rodrigues, “essa condição heterogênea deve impactar de maneira distinta a oferta potencial de cana para o próximo ano safra (2016/2017)”. Em alguns Estados, o excesso de chuvas deve dificultar a operacionalização da colheita, com possibilidade das usinas não conseguirem colher toda a cana disponível; por outro lado, a chuva deve favorecer o desenvolvimento da planta nas áreas que já foram colhidas, comentou o executivo.

No acumulado desde o início da safra 2015/2016 até 16 de outubro, a moagem somou 480,44 milhões de toneladas. Este volume é praticamente igual ao apurado no mesmo período do último ano (480,85 milhões de toneladas).

As reduções na moagem e na qualidade da matéria-prima na primeira quinzena de outubro se refletiram no recuo imediato das produções dos principais derivados da cana-de-açúcar. No caso do açúcar, a produção somou 2,09 milhões de toneladas na primeira metade de outubro. No acumulado desde o início da atual safra até 16 de outubro, a fabricação de açúcar totalizou 25,35 milhões de toneladas, recuo de 7,65% em relação a igual período do ano passado.

A produção quinzenal de etanol alcançou 1,68 bilhão de litros. No acumulado desde o início da atual safra, a produção de etanol somou 21,87 bilhões de litros, 1,3% acima dos 21,59 bilhões de litros registrados até a mesma data na safra 2014/2015.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001