Produtores de cana da região de Ribeirão Preto receberam orientações sobre como alavancar sua produtividade utilizando o sistema de Mudas Pré-Brotadas - MPB, desenvolvido pelo Instituto Agronômico - IAC.
No 1º Dia de Campo Mais Cana, na Fazenda Santa Maria, no município de Luiz Antônio, técnicos, estudantes, produtores e representantes de empresas parceiras conheceram cada um dos passos da cadeia de produção das MPBs. Em estações de demonstração prática, os grupos tiveram acesso a informações sobre irrigação, adubação, colheita e plantio da inovação desenvolvida pelo IAC.
A inovação diminui drasticamente o uso de material de propagação: em vez das 18 toneladas por hectare, o produtor necessitará apenas de 1,5 tonelada para cultivar a mesma área. As mudas começarão a ser produzidas em janeiro de 2016, com plantio marcado para março. Elas serão desenvolvidas em oito pólos diferentes de propriedades de associados das parceiras Cooperativa Agroindustria - Cooplana e Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba - Socicana.
|