Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 26 de março de 2015


Motores hidráulicos da Usina Ferrari continuam novos após seis safras
 
 

Após seis safras de operação contínua, os motores hidráulicos Hägglunds instalados para acionamento das moendas na Usina Ferrari não necessitam de reparos. A primeira inspeção revelou que superfícies de contato dos elementos de transmissão, como cames, roletes, pistões, placas guia, rolamentos estavam como novos.

A Usina Ferrari, situada em Pirassununga/SP instalou a nova moenda em 2008, optando pelo uso de motores hidráulicos como acionamentos. A moenda com capacidade de 640 ton/h, fornecida pela Dedini, contém quatro motores hidráulicos Hägglunds ternos da moenda, sendo o primeiro de 84” e os demais de 78”. Cada rolo da moenda é acionado individualmente e são usados dois motores no rolo superior, um no rolo de entrada e outro no rolo de saída. Assim, são utilizados quatro motores MB2400 no primeiro terno e 12 motores MB1600 nos três ternos finais. De abril de 2009 até dezembro de 2014, a usina operou por aproximadamente 30.000 horas, moendo quase de 15 milhões de toneladas de cana, sem que nenhuma intervenção tenha sido feita nos motores neste período.

Os motores hidráulicos Hägglunds são motores de pistões radiais tipo “curva de cames” desenvolvidos para uso em ambiente industrial pesado. Extremamente compactos, podem trabalhar diretamente em baixa rotação, fornecendo alto torque em qualquer velocidade sem necessidade do uso de redutores. Insensíveis a ambientes extremamente adversos, são projetados para operar por muitos anos com custos mínimos de manutenção.

Estes motores são fabricados pela Bosch Rexroth em sua unidade fabril na Suécia e todo o suporte técnico de instalação e demais serviços são oferecidos pela unidade do Brasil.

 
 
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