Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 17 de março de 2015


Produtividade da safra é afetada pela escassez de chuvas em 80% da área, aponta IEA
 
 

Os resultados finais para a safra 2013/14 de cana-de-açúcar do levantamento realizado em novembro de 2014 registraram diminuições na área plantada, na produção e na produtividade, em relação à safra passada, informa o Instituto de Economia Agrícola - IEA/Apta da Secretaria de Agricultura de São Paulo.

De acordo com os dados levantados pelos pesquisadores Vagner Azarias Martins e Mario Olivette, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, cerca de 80% da área explorada com cana-de-açúcar apresentou precipitações abaixo dos 1.200 mm. Já, em relação às temperaturas médias máximas, foi registrado aumento de 5,5% quando comparado, o ano de 2014 em relação ao anterior e de 3,2% para as temperaturas médias mínimas para o mesmo período, portanto, além de baixa precipitação o ano de 2014 apresentou aumento nas temperaturas médias mínima e máxima.  

Em dezembro de 2014 e janeiro deste ano as precipitações foram inferiores ao volume esperado para o período. Esse panorama sugere que a safra 2014/15 sofrerá ainda os efeitos dessa adversidade, mesmo que ocorram chuvas dentro da normalidade nos meses de janeiro a março de 2015, fato que deve resultar na manutenção do volume de cana-de-açúcar produzido em São Paulo e mesmo uma queda para esta safra, no quadro geral do Estado.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001