Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 11 de março de 2015


Programa Cana do IAC tem ação inédita com pequeno produtor
 

O Programa Cana IAC, do Instituto Agronômico - IAC, deu um passo inédito na transferência de tecnologias a pequenos produtores de cana-de-açúcar. O trabalho, chamado Projeto de Validação do Sistema de Mudas Pré-Brotadas - MPB, deverá ter impactos diretos na qualidade dos canaviais cultivados por pequenos fornecedores de cana e mudar os rumos da adoção de pacotes tecnológicos gerados pela ciência agrícola paulista.

A ação envolve a transferência do chamado Kit de Pré-Brotação de Mudas, composto por quatro modernas variedades desenvolvidas pelo IAC, somado a um conjunto de ferramentas e ao treinamento dos produtores, durante 24 meses. A atividade é uma parceria com a Cooperativa Agroindustrial - Coplana e a Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba - Socicana, que irão selecionar oito canavicultores, dentre os seus associados, para receberem o treinamento para produzir as próprias mudas.

O Projeto de Validação do MPB tem dois propósitos diretos: oferecer condições para que o fornecedor de cana retome a gestão do seu negócio e reduzir o tempo de adoção das novas variedades desenvolvidas pela pesquisa. Com a transferência de informações e de pacote tecnológico pretende-se contribuir para a independência do canavicultor em relação à produção de mudas. No modelo vigente, o fornecedor de cana tem grande dependência em relação à estrutura das usinas, caracterizadas por grandes escalas em suas dinâmicas.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001