Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 28 de maio de 2015


Festo fornece solução tecnológica inovadora para o setor agrícola
 

Um novo projeto da Festo, multinacional alemã que fornece soluções em automação industrial, mostra que maior produtividade pode ser adquirida em segmentos que não são associados tradicionalmente à automação. 

Em parceria com a Agricef, companhia de projetos com foco na área de soluções para o segmento agrícola, foi desenvolvido um equipamento capaz de selecionar e qualificar mudas de cana-de-açúcar. 

“O grande desafio para uma empresa de automação industrial trabalhar no agrobusiness é que as espécies da natureza não são padronizadas, como as peças manipuladas nas aplicações fabris”, explica Júlio Dallan, consultor de Vendas da Festo. 

A máquina criada funciona com alimentação de uma bandeja contendo dezenas de mudas repartidas em pequenas células de cerca de 5 cm cada. Após ser suspendida por um sistema de garras e transportada por meio de um eixo elétrico, uma fileira inteira da bandeja de entrada passa a ser analisada por uma câmera, que faz o papel do olho humano ao distinguir, dentro da infinidade de variáveis biológicas, o que está dentro e fora dos padrões comerciais. 
Além da visão, o sistema requer precisão milimétrica, capaz de erguer as mudas e depositá-las corretamente nas células vazias da bandeja de saída sem danificar o produto natural. Uma verdadeira façanha, cuja parte mecânica ficou a cargo da Agricef e a automação e programação (componentes do painel elétrico, além dos eixos elétricos, do sistema de visão, CLP e IHM, além de cilindros e válvulas), com a Festo.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001