Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 29 de julho de 2015


Irrigação por gotejamento dobra produtividade para fornecedores de cana
 
 

O produtor Luiz Fernando Feltre, cooperado da Coopercitrus, foi um dos primeiros produtores de cana no Estado de São Paulo a provar que uma boa irrigação repercutiu em uma boa safra. Isso porque ele implantou o sistema de irrigação localizada por gotejamento em sua cultura. Com o sistema de irrigação da Netafim, a produtividade é maior em relação à cultura no sequeiro. Antes, eram produzidas 80 toneladas por hectare em no máximo cinco cortes. Hoje, a Fazenda São João produz em média 100 toneladas por hectare e está atualmente no nono corte mecanizado na área de gotejo, os três dígitos que se fazem necessários.

A tecnologia de irrigação conhecida como “gota a gota”, da Netafim, consiste em pequenos gotejadores instalados em tubos que conduzem a água até a raiz da cultura, fornecendo a quantidade ideal de água e nutriente para a cultura, garantindo altos índices de produtividade.

Dos 800 hectares cultivados por Luiz, 35 hectares são irrigados por gotejamento garantindo que o fornecimento de água e nutrientes seja o ideal durante todo o ciclo da cultura. O produtor tem mais dois projetos para ampliar a área de irrigação para 150 hectares. 

“A irrigação localizada por gotejamento além de diminuir a mão de obra e aumentar a produtividade, ainda permite o aumento da longevidade do canavial, mesmo em colheita mecanizada, em relação ao canavial de sequeiro”, explica o coordenador agronômico da Netafim, Daniel Pedroso. 

A cultura pode ser renovada a cada 10 ou 15 anos, quanto nas áreas de sequeiro, a cultura tem que ser renovada no máximo em cinco anos.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001