Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 06 de julho de 2015


Déficit de combustíveis do ciclo Otto pode chegar a 580 mil barris dia em 2024, estima ANP
 
 

Sem a construção de novas refinarias, em dez anos o déficit de combustíveis para motores ciclo Otto será de 188 mil a 580 mil barris por dia. A conta foi apresentada pela diretora geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis - ANP, Magda Chambriard, no Ethanol Summit.

O provável déficit abre a possibilidade para avanços tecnológicos nos motores e aumento na produção de etanol. “Hoje cada litro de etanol gera 70% da energia do combustível fossil. Isso tornou o biocombustível competitivo em somente seis estados brasileiros. Com base nos preços de maio, se tivéssemos motores capazes de gerar 80% da energia do fóssil, o etanol seria competitivo em todos os estados”.

Pelas estimativas da ANP, para manter a participação de 17,5% na matriz energética, a produção de etanol teria que crescer entre 3,5% e 4,5% ao ano. Mas uma participação maior, como a registrada em 2010, exigiria um crescimento de 8% a 9% ao ano.

Magda destacou que nos últimos 15 anos a substituição de importações de gasolina e a exportação de etanol favoreceram a balança comercial brasileira em US$ 80 bilhões.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001