Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 10 de dezembro de 2015


Armo desenvolve tecnologia para proteção e recuperação de exaustor de caldeiras
 
 

Com base na tecnologia de Soldagem a Frio, a Armo do Brasil desenvolveu para o setor sucroenergético um polímero epóxi de última geração especial para proteção e recuperação do setor de caldeiras, sobretudo dos rotores de exaustores, cones e eixos que operam em condições severas de arraste de água, abrasão, erosão e corrosão.

Uma pesquisa de campo mostrou que muitos prejuízos, inclusive na cogeração de energia, são causados por paradas não-programadas para lavar e rebalancear conjuntos rotativos de rotores, cones e eixos. Para suprir essa demanda, a Armo uniu seu conhecimento técnico e experiência na combinação de diferentes polímeros para desenvolver uma inovação antiaderente, que protege os exaustores de caldeira, evitando o acumulo de massa, portanto, diminuindo ou mantendo estáveis os níveis de vibração do conjunto rotativo. “A tecnologia consiste em tratar o substrato, abrir rugosidade e agregar ao conjunto rotativo uma camada protetiva com espessura de 1.500 microns, com alta resistência a temperaturas de até 240oC e pH de 0 a 14”, explica o presidente da Armo, Hércules Tchechel.

A formulação agrega microesferas de zircônias e titânio, com elevada resistência a abrasão e erosão. Desenvolvida inicialmente para atender uma demanda de um dos maiores grupos de usinas do Brasil, a tecnologia já está entre os principais serviços da Armo e encontra-se disponível para o mercado brasileiro. A solução tem atraído também a atenção de outros setores como celulose e papel, mineração e alimentício.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001