Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 08 de dezembro de 2015


Raízen recebe treinamento sobre Balanço de Massa e energia
 

Os profissionais da Raízen receberam no início do mês um treinamento in company nas instalações da Fazenda Nova América, em Tarumã / SP. Ministrado pelos engenheiros e diretores da Reunion Engenharia, Tercio Dalla Vecchia e Jorge Luiz Scaff, o treinamento abordou como tema ‘Balanço de Massa e Energia’. Participaram do treinamento engenheiros industriais, supervisores de manutenção mecânica industrial, supervisores de produção industrial, supervisores de manutenção elétrica e instrumentação e supervisores de bioenergia.

O módulo expôs os diversos processos envolvidos em uma planta de açúcar, etanol e energia; identificação das vazões envolvidas nos cálculos mássicos, conceitos básicos de termodinâmica aplicados na usina de açúcar e etanol; e relações entre a quantidade de matéria e energia de cada corrente de processos.

Um aspecto bem importante tratado durante o curso foi a identificação das dificuldades, geralmente, encontradas pelos alunos na resolução de um balanço de massa e energia. Outro ponto importante foi o estabelecimento dos pilares para a resolução dos balanços.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001