A energia proveniente da biomassa de cana-de-açúcar agora será certificada com o Selo Energia Verde, desenvolvido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar - Unica, em um acordo de cooperação com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE.
A criação do Selo Energia Verde representa a entrada em vigor do Programa de Certificação da Bioeletricidade, que permitirá a troca de informações entre Unica e CCEE, como a confirmação sobre a origem contratual da energia comercializada pelas usinas movidas a biomassa de cana no mercado livre de energia. Os primeiros selos foram entregues em cerimônia realizada hoje na sede da Unica, em São Paulo, às usinas Adecoagro, Alta Mogiana, Guarani (Grupo Tereos), Noble, Raízen, São Martinho e Zilor e às empresas consumidoras Duratex e Unilever.
O Selo Energia Verde será entregue por meio de um certificado atestando que pelo menos 20% da energia elétrica consumida pelas empresas são produzidos de forma sustentável.
Em 2014, foram produzidos 20.815 mil GWh de energia elétrica proveniente da fonte biomassa, 20% acima do realizado em 2013. De acordo com a presidente da Unica, Elizabeth Farina, até 2023 essa fonte poderia chegar a 20 mil MW médios. |