Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 22 de janeiro de 2015


Após encontro com representantes do setor, ministra encaminha parecer sobre subvenção
 

Em encontro realizado com as principais entidades representativas do setor sucroenergético do país, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, mostrou disposição para resolver questões que limitam a evolução das culturas agrícolas no Brasil, em especial da cana e da laranja, consideradas por ela como uma das mais prejudicadas nos últimos anos. Uma lista de medidas foi pleiteada pelas entidades dos canavieiros e industriais presentes – entre elas, a posição ministerial favorável sobre a liberação da subvenção da cana nordestina e do RJ no valor de R$ 187 milhões. A ministra encaminhou ao ministério da Fazenda parecer apoiando a medida. Segundo cálculos da União Nordestina dos Produtores de Cana –Unida, cerca de 30 mil canavieiros aguardam desde julho de 2014 a liberação da subvenção de R$ 12 por tonelada de cana fornecida na safra 2012/13, que só poderá ser paga depois da aprovação do ministro Joaquim Levi, e do aval final da presidente Dilma Rousseff.

A irrigação de canaviais e o incentivo para desenvolver tipos de canas transgênicas resistentes à seca também foram reivindicadas.

Representantes da União Nordestina dos Produtores de Cana –Unida reivindicaram a manutenção da cota preferencial de exportação de açúcar aos EUA e o fim da importação de álcool anidro de milho dos EUA. O presidente da Comissão de Cana da CNA, Ênio Fernandes, pediu que a ministra criasse um meio para garantir benefícios do governo somente aos industriais que estejam regularizados com os órgãos de classe canavieira e seus fornecedores de cana. 

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001