Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 28 de novembro de 2014


Biomassa da cana comercializa seis projetos no Leilão A-5
 
O leilão de energia nova A-5, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, contratou energia de 51 projetos que fornecerão anualmente o total de 2.742 MW médios. Foram contratados três projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas - PCHs, 12 projetos termelétricos - sendo três térmicas a gás natural, oito a biomassa e uma térmica a carvão mineral, além de 36 empreendimentos eólicos. O preço médio do certame foi de R$ 196,11/MWh.

A fonte biomassa concorreu diretamente com projetos a gás natural e carvão no chamado produto disponibilidade termelétrica (ou produto térmico), que teve preço teto estabelecido em R$ 209/MWh e o prazo do contrato fixado em 25 anos. O setor sucroenergético conseguiu comercializar apenas seis projetos neste leilão, sendo três no Estado de São Paulo, dois em Goiás e um em Minas Gerais.

A energia comercializada pelo setor sucroenergético significará um fornecimento anual ao sistema de 90 MW médios, a partir do ano de 2019. Estima-se que essa quantidade de bioeletricidade anual, gerada principalmente durante o período de escassez de chuvas, significará evitar, por um período de 25 anos, a emissão de mais de 400 mil toneladas de CO2/ano, calculada com base no fator de emissão do ano passado.
 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001