Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 24 de novembro de 2014


Sistema de alto desempenho para acoplamento de tratores aumenta rendimento em campo
 
Projetado para aumentar a execução do trabalho produtivo, é bem verdade que a utilidade de um trator está diretamente ligada aos diferentes tipos de implementos existentes e sua vasta gama de aplicações, gerando economia de tempo e maior rentabilidade em campo. Por isso, fatores como modelo, potência ou capacidade, que sempre foram fundamentais para o agricultor na hora de decidir em qual equipamento investir, agora ganham um novo ponto que também passa a ser levado em consideração na hora da escolha da máquina: um sistema forte e resistente para acoplar diferentes implementos agrícolas.

Para suportar o esforço do trabalho em campo, “é indispensável contar com um sistema de alto desempenho para acoplamento de tratores adequado também ao solo de cada área agrícola”, afirma César Bonacini, gerente comercial da Tuzzi. Ele garante que tanto o Sistema de Terceiro Ponto quanto o de Tração já se tornaram itens de seleção na hora da escolha do trator.

De acordo com Bonacini, uma demanda por sistemas mais resistentes para acoplamento de tratores, sobretudo no Brasil, surgiu nos últimos anos, o que levou a Tuzzi, fabricante de peças e componentes agrícolas, a desenvolver produtos até 30% mais robustos do que os projetos internacionais. “Diferentemente de regiões onde o índice de mecanização é elevado, como é o caso da Europa e EUA, fatores como topografia, solo e utilização do equipamento acabam sendo pouco favoráveis no Brasil, exigindo projetos diferenciados e de alta resistência”.

Falhas neste elo de ligação podem acarretar perdas na produção horária da máquina e, consequentemente, prejuízos em campo, levando o agricultor a buscar por sistemas com maior resistência em campo, assegura Bonacini. Segundo o gerente comercial, hoje, a informação sobre o custo-hora máquina e o quanto isso influencia no dimensionamento dos custos de produção já é uma realidade ao alcance do produtor. Algumas tabelas disponibilizadas pela Embrapa e Conab conseguem estimar a vida útil de diversos implementos, máquinas, instalações e os ajudam nesses cálculos.
 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001