Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 14 de novembro de 2014


Reabertura da Usina Cruangi ganha força após missão à Sapucaia
 
Uma comissão de produtores estaduais de cana, vinculados à direção da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco - AFCP, conheceu o modelo profissional de arrendamento e gestão adotado pela Cooperativa Agroindustrial - Coagro na Usina Sapucaia, em Campos dos Goytacazes / RJ.  

Os membros da AFCP planejam implantar projeto semelhante em Pernambuco, começando pela Usina Cruangi, no município de Timbaúba. Eles trabalham para arrendar a unidade por meio de uma cooperativa.

Apesar das condições do clima e de produtividade dos canaviais do Rio de Janeiro ser menores em comparação a de Pernambuco, a Coagro, através do novo modelo de gestão, não apenas garante viabilidade econômica para o empreendimento, mas continua ampliando os negócios. A Usina Sapucaia foi arrendada este ano e terá o triplo de capacidade da usina carioca São José – arrendada antes pela Coagro. A intenção da Coagro é processar na Sapucaia 1,3 milhões de toneladas de cana, produzindo 1,5 milhão de sacas de açúcar e 30 milhões de litros de etanol em 2015. A usina foi arrendada por 30 anos. Recursos na ordem de R$ 20 milhões da própria cooperativa foram investidos na manutenção e no investimento do parque industrial da unidade. Foram adquiridas novas caldeiras e um sistema de limpeza de cana à seco. O sistema aproveita toda a planta, da palha ao olho, potencializando ainda mais a produção de energia elétrica. Foram destinados R$ 8 milhões apenas neste sistema, o que agrega mais valor a cana do agricultor porque ela é fornecida inteira à usina, cortada no pé da planta com palhas e olho. No Nordeste, este sistema só existe na usina Agrovalle, no estado da Bahia – um modelo para a Região.
 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001