Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 11 de novembro de 2014


Yara investe R$ 115 milhões em nova unidade misturadora
 
 
A Yara inaugurou em Sumaré / SP a Unidade Misturadora de fertilizantes. Com investimentos de R$ 115 milhões e capacidade de mistura de 750 mil toneladas, o empreendimento atenderá, principalmente, o estado de São Paulo, mas parte da produção será destinada a Mato Grosso do Sul e Paraná. 

Segundo o presidente da Yara Brasil, Lair Hanzen, a unidade consolida a estratégia de elevar o padrão de qualidade e de eficiência operacional do mercado de fertilizantes no país, assim como reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento da agricultura brasileira. “A Unidade Misturadora de Sumaré está próxima a importantes rodovias que ligam a região aos principais polos agrícolas e ao Porto de Santos, além de estar integrada ao modal ferroviário, o que facilita a entrega com mais rapidez ao produtor. A proximidade do Porto de Santos também beneficia o agricultor pois facilita o escoamento de produtos finais e a chegada de matérias-primas para mistura na unidade”, diz Hanzen.

Localizada no terreno e ao lado do Terminal Intermodal de Cargas da Rumo, a unidade possibilita a integração entre os modais rodoviário e ferroviário, propiciando uma importante solução logística para a empresa e seus clientes. “A Yara, em parceria com a Rumo, utilizará a logística inversa na nova unidade. Os caminhões que chegam à Rumo para descarregar açúcar, que serão transportados por trem para o Porto de Santos, serão os mesmos que transportarão os fertilizantes produzidos pela Yara às regiões produtoras”, acrescenta Hanzen.

Com área total de 80 mil m² e área fabril de 34 mil m², a planta contará com 90 funcionários e será especializada em produtos nitrogenados e nas linhas especiais de fertilizantes da Yara, compostos por YaraMila, YaraBela, YaraLiva e YaraVita, fontes mais eficientes de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) e micronutrientes, otimizados para melhores resultados e menor impacto ambiental. Outra vantagem de Sumaré é o clima seco, que auxilia na armazenagem e proporciona ao agricultor um produto com mais qualidade.

A nova unidade se destaca pela tecnologia aplicada em equipamentos e processos - como descarga, armazenamento, mistura, ensacamento e carregamento. A tecnologia “Forma, Enche e Sela” - Form, Fill and Seal (FFS) - está presente nas máquinas na planta, garantindo maior nível de automatização no carregamento, ensaque, montagem de paletes e transporte da carga para o caminhão. A armazenagem e o controle de umidade nas unidades de ensaque garantem segurança no manuseio dos produtos.

A unidade também conta com laboratório de análises químicas, armazém para produtos paletizados próximo à área de ensaque, linhas de carregamento independentes para o transporte de big bags e produtos paletizados, além de doca para descarga de contêineres, o que torna a mistura de matérias-primas mais segura e ágil. “A inauguração da unidade em Sumaré faz parte da estratégia da Yara para melhorar o desempenho de nossos clientes e na consolidação da posição de liderança no mercado de fertilizantes nacional”, finaliza Hanzen.
 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001