Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 17 de dezembro de 2014


Raízen coloca unidade de etanol de segunda geração em operação
 
 
A Raízen concluiu a construção da sua primeira unidade de etanol celulósico no país. A planta localizada em Piracicaba / SP terá capacidade para gerar anualmente 40 milhões de litros de etanol celulósico. Com parte dos recursos vindos do BNDES, R$ 237 milhões foram investidos na nova planta, construída ao lado da unidade do grupo já dedicada à produção de etanol de primeira geração. Desde 2012, a Raízen, em parceria com a Iogen Corporation, empresa canadense de biotecnologia, mantém uma planta teste de etanol celulósico na cidade de Ottawa, no Canadá com o objetivo de adquirir a expertise necessária para implementar a primeira unidade comercial da Raízen no Brasil. Os testes incluíram o envio de mais de 1.000 toneladas de bagaço de cana-de-açúcar para o Canadá para o aprimoramento das técnicas de produção de etanol celulósico. Juntas, Raízen e Iogen Corporation são acionistas da Iogen Energy, uma joint venture 50% / 50%, detentora da tecnologia de processo da biomassa para produção do etanol de segunda geração. “Com o aprendizado adquirido durante os testes no Canadá, a Raízen acredita no potencial do etanol celulósico para atender à demanda crescente por biocombustíveis no Brasil e no mundo e seguirá investindo nesta tecnologia”, afirma o vice-presidente de Etanol, Açúcar e Bioenergia da Raízen, Pedro Mizutani.

As enzimas que atuam na conversão do material celulósico em açúcar são fornecidas pela Novozymes, parceira da Raízen no fornecimento e aprimoramento da tecnologia enzimática.

Além da primeira unidade em Piracicaba, a Raízen planeja a construção de mais sete plantas de etanol celulósico até 2024, todas próximas a unidades de produção de primeira geração já existentes. A expectativa é que, operando com capacidade máxima, as unidades produzam um bilhão de litros de etanol.
 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001