Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 29 de julho de 2014


Planta de Demonstração de Etanol de Segunda Geração do CTC entra em fase de comissionamento
 
 
A Planta de Demonstração de Etanol de Segunda Geração do Centro de Tecnologia Canavieira - CTC entrou na fase de comisionamento. em operação.

A unidade tem por objetivo demonstrar o potencial da tecnologia que pode representar um aumento da produção de etanol de até 50%, sem aumentar a área plantada de cana-de-açúcar. Os testes de produção começam nos próximos meses.

Instalada na Usina São Manoel, a planta possui uma capacidade de processamento de 100 toneladas por dia de biomassa e recebeu investimentos da ordem de R$ 80 milhões. A expectativa é testar todos os processos para que a tecnologia se torne comercial em 2016/2017.

“O importante é a capacidade de entregar mais etanol a um custo igual ou inferior ao atual”, explica o diretor de Etanol de Segunda Geração do CTC, Robson Freitas.

O processo do CTC conta com quatro etapas (pré-tratamento, hidrólise enzimática, fermentação e destilação). Segundo Freitas, o diferencial do projeto do CTC é a integração completa com o parque industrial já existente nas usinas, o que reduz o investimento. “Dessa forma, quem já faz etanol de primeira geração poderá escolher entre aumentar sua produção de etanol, fazer mais açúcar ou ainda produzir energia elétrica, dependendo da demanda do setor”.
 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001