Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 28 de julho de 2014


Projeto Caminhos da Cana irá elaborar agenda estratégica para os próximos dez anos

 
Encontro com produtores rurais da Associcana, da região de Jau/SP.
Foto: Divulgação

O Projeto Caminhos da Cana, coordenado pelo professor Marcos Fava Neves, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto - FEA-RP e realizado por meio do Centro de Pesquisas Markestrat, prazo de conclusão previsto para setembro, incluindo cerca de 25 encontros com associações de produtores de cana do interior paulista. O projeto iniciado em abril tem realizado diversas atividades junto a associações de produtores ligadas ao setor sucroenergético.

Caminhos da Cana é composto por quatro iniciativas que incluem mapeamento e quantificação do setor, pesquisa acadêmica e planejamento estratégico com associações de produtores e eventos que incluem a disseminação de informações sobre o mercado e o setor. Um dos resultados do projeto inclui a elaboração de uma agenda estratégica para o setor para o período 2015-2025, com detalhamento regional, e que será disponibilizada aos candidatos que disputam as eleições federais e estatuais em outubro.

O braço essencialmente acadêmico do projeto, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, envolve uma pesquisa para identificar demandas e encontrar um arcabouço teórico para as associações de produtores de cana de açúcar. “As atividades externas do Caminhos da Cana estão sendo de fundamental importância na aproximação junto às lideranças e produtores rurais para a coleta de dados. Com base nesta pesquisa teremos a publicação de artigos acadêmicos e relatórios para a Fapesp”, destaca Marcos Fava.

Dentro do macroprojeto Caminhos da Cana também está inserido o planejamento estratégico da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), que está sendo financiado pela própria entidade de classe. “O projeto como um todo foi elaborado para proporcionar a troca de informações. Enquanto especialistas e pesquisadores coletam informações no campo também estamos oferecendo conhecimento relevante aos produtores”, explica o professor.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001