Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 26 de agosto de 2014


Quebra agrícola se acentua e Unica revê previsões para safra

 

A União da Indústria da Cana-de-Açúcar revisou a estimativa de moagem de cana-de-açúcar para a safra 2014/2015 na região Centro-Sul, por conta das condições climáticas observadas desde o início da safra.

A nova projeção indica uma moagem de 545,89 milhões de toneladas, 5,88% menor em relação à estimativa inicial e uma redução de 8,57% sobre a safra 2013/2014.

De fato, dados apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira mostram que importantes áreas localizadas nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, apresentaram chuvas muito abaixo da média histórica. Na região de Piracicaba, por exemplo, o índice de precipitação pluviométrico verificado entre abril e julho ficou 68,4% aquém do valor histórico, com prejuízo significativo para a oferta de matéria-prima.

“A situação no Centro-Sul é bastante heterogênea. Em alguns Estados a safra está atrasada devido ao excesso de chuvas, com possibilidade das usinas não conseguirem colher toda a cana disponível. Por outro lado, regiões canavieiras tradicionais têm sido severamente impactadas pela seca, o que deve levar a uma antecipação no término da safra e impedir a realização da colheita em áreas onde a planta não se desenvolveu o suficiente para o corte”, explica diretor técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues.

Em relação à produtividade agrícola, segundo informações levantadas pelo CTC, a quebra acumulada desde o início da atual safra até o final de julho alcançou 6,42%, com 78,7 toneladas de cana-de-açúcar por hectare colhido, frente a 84,1 toneladas por hectare verificadas até esta mesma data de 2013. Para Rodrigues, a quebra agrícola se acentuará nos próximos meses na medida em que as unidades começarem a colher cana com menos de 12 meses.

A moagem acumulada até 16 de agosto atingiu 325,34 milhões de toneladas, aumento de 2,75% comparado as 316,64 milhões de toneladas computadas até mesma data da safra 2013/2014.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001