Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 21 de julho de 2014


Software auxilia produtor a economizar na aplicação de defensivos
 
Foto: Eliana Lima.
 

O Gotas, um software gratuito criado pela Embrapa , auxilia a calibrar a deposição de pulverizações dos produtos fitossanitários. Ele possibilita a análise da distribuição de gotas no processo de pulverização e apresenta parâmetros para que o agricultor decida sobre a melhor combinação de bicos de pulverização, consumo de calda, velocidade de aplicação, entre outros fatores, que vão permitir aplicar adequadamente a deposição no alvo desejado.

O problema de má aplicação, que pode resultar em perdas dos produtos da ordem de 40%, ocorre devido à falta de calibração dos pulverizadores ou por deriva e evaporação de gotas. Calibrar a aplicação é importante para evitar o desperdício e obter a máxima eficiência nessa atividade. "O objetivo é promover a melhoria na deposição e distribuição do defensivo nas plantas. Com a técnica, é possível reduzir o volume de aplicação, pois será utilizada apenas a quantidade exata para exterminar pragas e doenças. Assim, o produto não é desperdiçado e reduz os gastos", explica o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Aldemir Chaim, um dos desenvolvedores da tecnologia.

A técnica adequada também garante maior segurança. Ela envolve desde a seleção do alvo da aplicação, verificação de padrão de deposição, regulagem do pulverizador e o cálculo da quantidade de agrotóxico a ser colocada no tanque de pulverização. O agricultor também deve observar as condições ambientais, como excesso de vento, previsão de chuva, além de verificar os prazos de carência dos produtos, respeitando os intervalos entre a aplicação e a colheita.

O agricultor fixa cartões feitos de papel sensível na parte alta, média e baixa das plantas. Após a pulverização, os cartões são recolhidos e digitalizados para uso em computador ou fotografados para processamento por celular ou tablet. As gotas depositadas no cartão são então medidas pelo software Gotas, que verifica a quantidade que atingiu o alvo.

Os produtores devem usar um cartão comercial sensível à água para alvo de amostragem porque o programa tem um sistema de correção de fator de espalhamento específico, orienta o pesquisador João Camargo Neto, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Informática Agropecuária . Os cartões sensíveis podem ser adquiridos no mercado.

O Gotas processa as imagens digitais dos cartões pulverizados, calculando parâmetros de deposição de substâncias químicas. Entre eles estão o número de gotas encontradas na amostra; número de diâmetro de gota; dispersão relativa, que é uma medida de quão diferentes são as dimensões de gotículas de uma determinada pulverização; volume de calda da amostra em litros por hectare; densidade de gotas, que representa o número de gotas por centímetro quadrado; e porcentagem de cobertura (relação entre a soma das áreas das manchas e a área total da amostra).

O programa para uso em computadores conta com ferramenta para recortar uma área da amostra e comando para salvar o experimento em formato compatível para uso dos resultados em planilhas de cálculo. Além disso, possui comandos para salvar e recuperar o experimento inteiro, com todas as imagens das amostras analisadas. Também foi desenvolvido um aplicativo em versão mais simplificada para dispositivos móveis que funcionam na plataforma Android.

Entre as várias funcionalidades, é possível observar informações de todas as manchas de gotas encontradas nas amostras e ainda eliminar as amostras indesejadas. O software inclui parâmetros de tamanho de gotas como diâmetro volumétrico 10%, diâmetro volumétrico 50% e diâmetro volumétrico 90%. Em caso de dúvidas, há um manual de utilização oferecido com o sistema.

Após obter a deposição adequada, é necessário verificar o volume de calda gasto para se colocar a dose correta de agrotóxico no tanque do pulverizador, esclarece Chaim. "Com a utilização das técnicas recomendadas pela Embrapa, o agricultor beneficiará sua propriedade, com a economia de recursos e insumos e também protegendo o meio ambiente", ressalta.

As orientações sobre calibração de pulverizadores estão na publicação Manual de tecnologia de aplicação de agrotóxicos, disponível para compra na Livraria da Embrapa. Há orientação gratuita disponível na Infoteca da Embrapa, denominada Método para calibração de pulverizadores utilizados em videiras. A tecnologia Gotas pode ser obtida pela internet, sem nenhum custo. As duas versões, para PC e Android, estão disponíveis no repositório da Rede AgroLivre, a Rede de Software Livre para a Agropecuária. No site, o usuário tem acesso aos arquivos para baixar em seu computador e também na Play Store, a loja da Google onde se encontra a versão para tablet e smartphones chamada Gotas. Além dos programas, também está disponível um manual de utilização, que orienta sobre as especificações técnicas necessárias para o funcionamento do software.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001