Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 16 de junho de 2014


Nexsteppe e Massey Ferguson anunciam benefícios do enfardamento de sorgo
 
 

Os principais benefícios verificados dos primeiros testes de enfardamento de sorgo Palo Alto realizados no Brasil são a possibilidade de enfardar o sorgo biomassa utilizando mesmas máquinas empregadas no enfardamento e estocagem da palha de cana-de-açúcar, redução da umidade do sorgo para 19%, em comparação aos 40% do corte realizado com forrageira; redução de custos de transporte, devido à compactação da biomassa em fardos; e a potencial ampliação do tempo de armazenamento do Palo Alto. Os resultados foram anunciados pela Nexsteppe, empresa dedicada ao melhoramento genético de sementes de sorgo e técnicas analíticas de cultivo, em parceria com a Massey Ferguson, fabricante e distribuidora de máquinas agrícolas.

Durante o teste foi utilizado o híbrido Palo Alto 009, da NexSteppe. A colheita e o enfardamento foram realizados em três etapas: corte do sorgo biomassa no colo da planta (5 cm acima do nível do solo) com segadora de cinco discos de duas lâminas cada, usando um trator de 105 CV. Em seguida, para diminuir os custos do enfardamento, a palha do sorgo biomassa foi agrupada em espaços menores para otimizar a ação da enfardadora, processo conhecido como enleiramento.

A terceira e última etapa, o enfardamento, contou com a parceria estratégica das máquinas Massey Ferguson. A enfardadora retangular MF 2170 (fardos gigantes) compactou o material em fardos com dimensões de 2,4 x 1,4 x 0,90 metros amarrados por seis fios. Também foram produzidos fardos redondos com o equipamento MF 1745 (fardos cilíndricos).

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001