Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 05 de setembro de 2014


Moagem deve recuar 6,8% no Centro-Sul, estima Datagro
 
A moagem de cana-de-açúcar para safra 2014/2015 deve atingir 556 milhões de toneladas na Região Centro-Sul - o que representaria uma queda de 6,8% em relação à moagem registrada na safra passada, segundo projeções da consultoria Datagro. Pelas estimativas da consultoria, serão produzidas 32,87 milhões de toneladas de açúcar, com queda de 3,7% comparado a safra passada, e 24,02 bilhões de litros, redução de 6,7% com relação a safra anterior.

A safra de cana no Brasil deverá atingir 612 milhões de toneladas. Mas as diferentes regiões produtoras do Centro-Sul sofrem impactos distintos na produção. O déficit também será recorrente as condições climáticas. “A taxa de renovação dos canaviais no Centro-Sul está abaixo do ideal em virtude das variações climáticas e do solo pouco favoráveis”, explica o presidente da Datagro, Plínio Nastari.

As exportações de açúcar irão ter uma queda de 6,4%, chegando a 23,5 milhões de toneladas.“A redução no mercado externo se deve, principalmente, aos elevados estoques mundiais do produto”. Já a produção de etanol pode voltar a ter destaque nesta safra. Devido à defasagem da gasolina - calculada em 14,09% em relação aos valores no mercado internacional - o etanol ganhou competitividade. O valor do biocombustível de cana é de US$ 2,22, enquanto a gasolina chega a US$ 2,82 por galão.

O aumento do consumo de hidratado em 21% favorece o setor. Em média, de janeiro a julho, 35% da frota de veículos flex têm sido abastecidas com o biocombustível, conforme aponta relatórios da consultoria. 
 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001