Notícia – Alcoolbrás

 

São Paulo, 05 de junho de 2014


Confiança dos fornecedores cai após três anos de estabilidade
 
 

O Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético (ICFSS Reed Multiplus/Fundace) fechou o mês de maio com queda de 0,06 pontos na comparação com a rodada anterior (fevereiro), atingindo 0,41 pontos. O índice segue abaixo do nível de confiança que é de 0,50 pontos com queda de 0,15 pontos na comparação com maio de 2013, quando o indicador atingiu 0,56 pontos.

O índice é composto por indicadores que medem as expectativas dos gestores e as condições atuais do setor, na avaliação dos próprios entrevistados. Cada indicador é composto por quatro variáveis: economia geral, condições do setor sucroenergético, fornecedores e empresa em geral.

De acordo com o relatório, a queda no ICFSS em maio está vinculada ao fato de que tanto as condições atuais quanto as expectativas em relação ao setor sucroenergético fecharam a rodada com variações negativas. Na rodada de fevereiro as expectativas atingiram 0,49 pontos enquanto que em maio este valor foi de 0,44 pontos. No mesmo período o indicador condições atuais caiu de 0,43 para 0,36 pontos.

O relatório aponta que todas as variáveis que compõem o indicador de condições atuais tiveram queda, quando comparadas com a rodada anterior e com maio de 2013. Dentre as variáveis que compõem os indicadores a única que segue acima do nível de confiança é a que se refere à “empresa no geral”, tanto com relação às condições atuais (0,52 pontos) quanto às expectativas (0,55 pontos).

As empresas que responderam a pesquisa destacam esforços do governo para eventos da Copa do Mundo de futebol e as eleições desse ano como fatores que tornam preocupante a atual situação econômica no país. O relatório destaca que as incertezas da situação política geram queda na expectativa para a economia no próximo semestre.

 
 
<< voltar à lista de notícias
 
 
 
 
 
 

Todos os direitos reservados à Valete Editora Téc. Corm. Ltda. – Desde 06/02/2001