Edição 140 – 2013

A relação homem/máquina nos sistemas complexos industriais - Uma reflexão sobre o papel do homem nesse novo contexto

 

Francisco Sérgio Ruiz
Assessor de Assuntos Industriais da Abiquim

Paulo Victor Rodrigues de Carvalho
Comissão Nacional de Energia Nuclear /
Instituto de Engenharia Nuclear

Resumo
Na década de 1960, a relação homem/máquina era pautada por uma grande resiliência, onde o homem se adaptava todos os dias a situações não previstas que emergiam de um processo com falhas na sua concepção original. Nesse contexto, a operação desses complexos industriais sofria intervenções nem sempre adequadas e a solução dada pelo operador naquele momento atendia aquela emergência, mas não se constituía numa prática que garantisse resultados sempre iguais quando ela acontecesse novamente, e o resultado algumas vezes provocava novas situações também não previstas.

Nas décadas seguintes, com o advento de novas tecnologias de controle, passando por instrumentação eletrônica e depois digital, além de novas práticas de gestão de segurança de processo baseada em análise de riscos, os processos industriais complexos em muitos casos passaram a ser operados por controles avançados, que caracterizaram uma época de mudança na relação homem/máquina, com o ser humano passando de operador de máquina a supervisor de um sistema sócio-técnico. O operador, nesse novo contexto, passou em muitos casos de protagonista a coadjuvante criando um sofisma onde todos acreditam, inclusive ele, ser capaz de controlar toda aquela tecnologia no mesmo nível em que a máquina opera.

Os sistemas de gerenciamento de segurança de processo são essencialmente sócio-técnicos e neles o homem exerce a sua capacidade cognitiva, onde a resiliência é sua principal força e fraqueza. Nesse ambiente não linear e de intensa relação entre ele e o sistema, as consequências não tratadas pelo projetista emergem e são tratadas agora de acordo com as habilidades e/ou idiossincrasias de cada um dos profissionais que estiver naquele momento vivendo aquela situação. Este artigo pretende trazer uma reflexão sobre o papel do homem dentro desse processo, onde as relações sócio-técnicas têm um papel fundamental na condução de toda essa parafernália que, apesar de ter sido projetada pelo homem, muitas vezes não o leva em consideração.




Estratégia de análise do comportamento de sinais de alarmes em plantas de processos

 

Vinícius Barroso Soares, José Carlos Costa da Silva Pinto
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - Coppe / UFRJ

Maurício Bezerra de Souza Júnior
Escola de Química, Centro de Tecnologia, UFRJ

Introdução
Alarmes bem ajustados às condições de processo proporcionam maior segurança operacional, permitem que o processo opere mais próximo das condições de projeto, refletindo em maior produtividade e produtos de melhor qualidade. Por outro lado, alarmes mal configurados às condições de processo geram uma grande quantidade de sinais sonoro-luminosos nas salas de controle, humanamente impossível de serem diagnosticados pelos operadores. Este cenário acarreta, num primeiro momento, um incômodo aos operadores e, num segundo momento, leva ao descrédito total do sistema de alarmes, aumentando significativamente o risco das operações. Este artigo propõe uma estratégia de análise de sinais de alarmes em plantas de processo integrando simulação dinâmica em Hysys como programação em Visual Basic For Applications - VBA. É possível através deste tipo de abordagem inserir, por exemplo, técnicas de mineração de dados para obter informações específicas acerca do comportamento do processo, auxiliando engenheiros e operadores durante as etapas de detecção, diagnóstico, correção e monitoramento de falhas.





LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

Desejando saber mais sobre a matéria: redacao@editoravalete.com.br
NA EDIÇÃO IMPRESSA


Acontece nas usinas

- Raízen lança programa de relacionamento com fornecedores de cana

- Biosev aposta em safra alcooleira

Atualidades


- Setor discute desafios e perspectivas durante Ethanol Summit 2013

- Safra em ritmo intenso