Edição 125 – 2010

Projeto de sistemas de controle a partir de um simulador: Estudo de Caso
Marcus V. Americano da Costa Filho, Julio E. Normey-Rico -
Departamento de Automação e Sistemas – Universidade Federal de Santa Catarina, Lazaro Gorostiaga - Centro Tecnológico Cartif – Espanha, Jose L. Alfaro - Usina Ingenio La Unión

Resumo
Este artigo apresenta um simulador para identificação, análise e projeto de controladores que integra as principais estruturas de controle utilizadas no meio industrial: PIDs, Compensadores de Atraso e Controle Preditivo.

Um estudo de caso industrial também faz parte do trabalho. Em parceria com a usina Ingenio La Unión, S.A., o simulador foi utilizado para auxiliar na modelagem, projeto e simulação dos laços de controle do processo de cristalização.


Automação baseada em modelo de balanço de massa do tratamento de caldo em usinas de açúcar e alcool
Nestor Pinheiro de Castro Filho - Abengoa – Abentey, Cláudio Adriano Policastro - Pentagro Soluções Tecnológicas, André Ribeiro Lins de Albuquerque - Pentagro Soluções Tecnológicas

Resumo
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e implantação da automação baseada em um sistema de produção puxada de uma planta de tratamento de caldo para usinas de produção de açúcar e álcool, englobando as operações de divisão e aquecimento do caldo, decantação de lodo e filtragem de caldo. O sistema desenvolvido teve como foco o controle do processo baseado na produção requerida, nas vazões volumétricas e mássicas e volumes dos tanques, caixas e equipamentos. Neste sistema, foram criados dois modelos de controles para trabalhar basicamente em duas camadas: a de controle, realizando efetivamente o controle e; a de operação, gerando os set-points operacionais. Todo o controle foi implementado em “controladores lógicos programáveis” de alta capacidade de processamento. Toda contabilidade da produção e do rendimento da produção foram realizados por uma solução de balanço de massa on-line, o que possibilitou, além da validação e reconciliação dos dados da planta, um monitoramento em tempo real da eficiência do processo.

Com a implantação do sistema, observou-se uma significativa estabilidade do processo, melhora na qualidade do caldo tratado, uma eficiência maior da planta, economia de insumos, tais como polímeros (com redução de até 5%) e outros.


Medição de Vazão de Álcool
Metrologia e Legislação para Sistemas de Medição de Álcool Anidro e Álcool Hidratado Carburante
Paulo Longo – Gerente Comercial Metroval

Resumo
Devido ao know how adquirido nos processos de adequação dos pontos de Medição Fiscal nas plataformas da Bacia de Campos a Metroval é hoje o fornecedor preferencial para estas aplicações nos grandes grupos, já tendo fornecidos Sistemas de Carregamento em bases de abastecimento de caminhões para a Usina São José da Estiva, Cosan – Unidade de Jataí, Conquista do Pontal – ETH, Rio Claro Agroindustrial– ETH, Agro Energia Santa Luzia – ETH, IACO, BS – BIOS, e em Bases de recebimento de combustíveis como BR-Distribuidora, VALE, entre outras.

A proposta deste artigo é apresentar algumas das principais questões que envolvem o assunto Medição Fiscal no setor sucro-alcooleiro. Não é possível esgotar o assunto aqui, porém, as principais dúvidas e equívocos podem ser esclarecidos. Para detalhes sobre a questão é recomendável uma consulta ao site do Inmetro e aos profissionais com experiência de atuação nesta aplicação especial.


 
LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

Desejando saber mais sobre a matéria: redacao@editoravalete.com.br
NA EDIÇÃO IMPRESSA

Atualidades
- Mercado internacional depende de novos países produtores

- Zoneamento Agroecológico proposto pelo Governo proíbe o cultivo na Amazônia, Pantanal e áreas com cobertura vegetativa