Edição 118 – 2008

Usina Caeté – um caso de sucesso
Edinardo Mariano Magalhães de Souza – Eng.º de aplicações da Smar
Imagine uma planta industrial que ao longo dos anos foi sendo automatizada e a princípio o protocolo de comunicação escolhido foi o 4~20mA/HART. Com o crescimento da planta e a diversidade de protocolos de comunicação que foram surgindo no mercado, decidiu-se pela utilização do FieldBus Foundation em um novo setor da planta.
Mais tarde, o protocolo Profibus surge como alternativa para a automação de áreas classificadas e a planta recebe mais um tipo de tecnologia.
Comentaremos neste artigo o caso da Usina Caeté, empresa do Grupo Carlos Lyra, que utilizou o System302 da Smar para integrar os diversos setores de sua planta industrial.


Os desafios para garantir a liderança no mercado mundial de etanol
Carlos Rodriguez Devesa - Gerente Geral - National Instruments
Rogério Donizeti Rodrigues da Silva - Engenheiro de Marketing Técnico - National Instruments

Resumo
Apesar da posição de destaque da indústria brasileira de etanol no panorama mundial de energias renováveis, o futuro não está garantido. As mudanças climáticas e a crise do petróleo aumentaram a competição mundial, ao mesmo tempo em que cresce o desinteresse pela engenharia, visto o número de engenheiros formados anualmente. Estes fatores somados exigem que os engenheiros e pesquisadores que atuam no setor maximizem a sua produtividade para manter a produção nacional de etanol em uma posição privilegiada nos próximos anos.


Reduzindo o custo das instalações Ethernet com a topologia Daisy Chain
Michael B. Roche - Engenheiro de Aplicações de Redes Schneider Electric - Connectivity
Adaptado por Fernando Capelari (Gerente de Marketing Automação Industrial – Schneider Electric Brasil)
Muitas das redes de campo tradicionais em automação utilizam a topologia daisy chain, o popular varal. A topologia daisy chain consiste em um cabo como barramento físico, com derivações ou conectores instalados próximos ou no próprio equipamento. Os benefícios são vários: baixo ou nenhum custo de infra-estrutura e uma grande flexibilidade de instalação, uma vez que o cabo pode ser rotea-
do facilmente de um dispositivo para o próximo. Embora a Ethernet tenha sido amplamente adotada e tenha obtido suporte de vendas no setor, há certas características da rede Ethernet que podem tornar a sua instalação mais cara, quando comparada às redes fieldbus tradicionais.
As redes Ethernet exigem equipamentos de infra-estrutura, como hubs e switches. Os switches acrescentam um custo por porta que aumenta significativamente o custo total da instalação. Além desse custo, há o custo das portas não utilizadas dos switches Ethernet, pelas quais inerentemente já estamos pagando. Embora possa ser prudente adquirir switches com portas adicionais, a conseqüência é o aumento do custo inicial da rede. A dificuldade em planejar as necessidades futuras de portas aumenta o problema.


“Beleza e eficiência no projeto de tanques com agitação e superfície de troca de calor - um estudo de caso para a produção de xarope”
Segunda parte – A geometria de tanques e a agitação de fluidos Newtonianos
Critérios para o estabelecimento da geometria de tanques e a modelagem matemática relacionada à agitação com quatro pás inclinadas a 45°
Dr. Paulo César Razuk - Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Unesp – Bauru
M.Sc. Walter Luis Polonio - Mestre em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Unesp – Bauru
Objetivo do artigo
Para uma aplicação típica como a produção do xarope de açúcar, comparar as alternativas para o aquecimento do produto, buscando a melhor geometria para um tanque cilíndrico vertical (relação entre diâmetro e altura de costado), já que ela afeta a agitação do produto e a troca de calor.



 
LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

Desejando saber mais sobre a matéria: redacao@editoravalete.com.br
NA EDIÇÃO IMPRESSA

Atualidades
CTC lança variedades super precoces
Empresas
Comanche Canitar surge com alto nível de automação

Retrospectiva
Realizadas antes da crise, Fenasucro & Agrocana apresentam resultados positivos

 

z